QUEM É DEUS?
— DEUS É ESPIRITO (JOÃO 4.24)
— DEUS É UM SER TRIUNO (GN 1.26)
QUEM É DEUS?
“Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade.”
Definição encontrada no catecismo de Westminster.
“O apostolo Paulo quando disse que os Gálatas, antes de serem convertidos, serviam aqueles que por natureza não eram deuses.” Mas, quando não conhecíeis a Deus, servi-eis aos que por natureza não são deuses. Gl 4.8. Isto claramente implica a existência de alguém que por natureza é Deus.
— DEUS É ESPIRITO (JOÃO 4.24)
— Ele é espírito, porque Ele não está preso ou vinculado fisicamente a lugar algum, por isso Ele é onipresente, infinito. Portanto, é um ser real, verdadeiro, mas invisível, constituído de poderes de pensar, sentir, querer e, ainda mais, os de consciência própria e direção própria.
— O ensinamento da Bíblia é que Deus é Espírito:”...e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e verdade”.
· Deus é exclusivamente espírito “Deus é espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4.24. Como espírito Deus não pode ser dividido ou composto, Ele é invisível e intangível. “Deus nunca foi visto por alguém. O filho unigênito que está no seio do pai, esse o fez conhecer”. João 1.18.
· Ele é o criador dos espíritos, e desde que o ser espiritual é o nível mais alto de ser, Ele deve ter a natureza pertencente a este nível.
· As escrituras atribuem espiritualidade a Deus. Jo 4.24 ; hb 12.9.
· Sua espiritualidade pode ser argumentada do ponto de sua imensidade e eternidade. Ele é infinito quanto a espaço e tempo. A matéria é limitada ao tempo e espaço, mas Deus é onipresente e eterno.
- DEUS É UM SER PESSOAL (I REIS 8.27)
· O centro da Bíblia é precisamente a pessoa de Deus encarnada, fazendo parte da nossa história e monstrando-se de modo pessoal.
· A Bíblia não está preocupada em argumentar e demonstrar a existência de Deus, Pela nossa fé, acreditamos em DEUS.
· Na Bíblia podemos claramente ver um DEUS REAL E PESSOAL, como por exemplo:
· Genesis 1.3, 3.8; Êxodo 33.18-23, existem muitos outros textos sobre este assunto.
· Deus é imanente (presente e ativo nesse mesmo universo) e transcendente (acima e além e maior do que o universo que Ele criou), isto significa que, Ele está na Sua criação e ao mesmo tempo acima de Sua criação. Ele é uma pessoa na Sua criação e ao mesmo tempo Ele está separado e bem distinto dela. Ele também está acima de Sua criação, isto é, ele é maior que sua criação, distinto dela e não faz parte dela. Na oração de Salomão por ocasião da dedicação do templo ele prestou tributo à grandeza transcendental de Deus com estas palavras: “mas na verdade habitará Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus, te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado” I Rs 8.27
· Existem três marcas de personalidade: a auto-consciência, auto-determinação e a consciência moral e todas estas três qualidades pertencem a Deus.
· DEUS É IMUTAVEL (ML 3.6 ; TG 1.17)
· Este outro atributo significa que não há em Deus mudança nenhuma. Ele não muda de propósito, de pensar, nem de natureza. È sempre o mesmo Espírito Pessoal perfeitamente bom. Não se pode notar em Deus nenhuma variação, Ele é imutável. Tiago 1.17
· A natureza divina não muda, jamais mudará (Ml 3.6). Nele não há mudança não somente no Seu Ser, mas também em Seus propósitos e em suas promessas. Ele é exaltado acima de tudo quanto há, e é imune de todo acréscimo ou diminuição e de todo desenvolvimento ou decadência em Seu Ser.
— DEUS É UM SER TRIUNO (GN 1.26)
Crer que Deus subsiste em Três Pessoas significa que:
— Deus é muito maior que nosso pensamento. Para nós três nunca pode ser um, mas em DEUS, três são de fato apenas um. Então crer na Trindade é uma questão de fé.
— A riqueza de Deus é tão grande que é refletida na obra de três pessoas e não apenas em uma. São três pessoas que trabalham em perfeita harmonia. Esse é o
Deus em quem podemos depositar toda a nossa confiança.
— A sabedoria do plano de Deus para o mundo foi desenvolvido através de conselhos entre as três pessoas da Trindade (Gn. 1.26), como já foi falado.
— A bíblia nos dá a matemática celestial, e com ela tentaremos provar a trindade de Deus. Nós temos a trindade no plural dos nomes de Deus. O primeiro nome de Deus que encontramos na bíblia está no plural: “no principio criou (singular) Deus (eloim, plural) os céus e a terra”. Gn 1.1
— O substantivo plural com o verbo no singular mostra a trindade trabalhando em união. Charles Smith diz que a bíblia começa com uma falsificação e que este versículo deve ser lido: ”no principio criou Os Deuses...” Errado, pois o verbo no singular mostra a obra de Um só, mas o substantivo revela três pessoas em uma só essência divina.
— Nós temos a Trindade nas expressões plurais usadas por Deus quando fala de Si mesmo: “Façamos o homem”Gn 1.26. “desçamos e confundamos” Gn 11.7.
— A Trindade foi mostrada no batismo de Jesus. O Filho encarnado sendo batizado, O Pai manifesto em voz alta e o Espírito Santo na forma de uma pomba. MT 3.16-17.
— DESCRIÇÃO FÍSICA DE DEUS
— A Bíblia descreve o Deus infinito em termos humanos finitas, para que nós O possamos compreender melhor. Por exemplo, o coração de Deus denota seu intelecto e as suas emoções, não um órgão bombeador do sangue- (Gênesis 6:6; 8:21). Quando Deus disse que o céu era o seu trono e terra era estrado de seus pés, Ele descreveu a sua onipresença, não um par de pés literalmente sustentados sobre o globo (Isaias 66:1). Quando Deus disse que a sua mão direita estendeu os céus, Ele descreveu o seu grande poder e não uma grande mão desdobrando os céus (Isaias 48:13). "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar" não signifique que Deus tem olhos físicos em todos os locais, mas indica sua onipresença e onisciência (Provérbios 15:3). Quando Jesus expulsou demônio pelo dedo de Deus, Ele não baixou um dedo gigantesco vindo dos céus, mas Ele exercitou o poder de Deus (Lucas 11:20). O refolgar das narinas de Deus não era partículas literais emitidas por narinas divinas gigantescas, mas o vento oriental forte enviado por Deus para separar o Mar Vermelho (Êxodo 15:8; 14:21). Na realidade, a interpretação literal de todas as visões e descrições físicas de Deus nos levariam a acreditar que Deus tem asas (Salmo 91:4) ou rodas (Daniel 7:9). Em resumo, nós acreditamos em Deus como um Espírito não tem corpo a menos que Ele escolha se manifestar em uma forma corpórea como Ele o fez na pessoa de Jesus Cristo.
Fontes: William W. Menzies E Stanley M. Horton_ Doutrinas Bíblicas/ CPAD. 1ª edição.
Myer Pearlman_ conhecendo as doutrinas da bíblia/ VIDA.
HTTP://www.palavraprudente.com.br/estudos/cdcole/definicaodoutrina/cap02.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário